sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Passo-a-passo do colar de fuxicos



Conforme o prometido em postagem anterior...

Feitos os vinte e seis fuxiquinhos (com 4,5cm de diâmetro), treze de cada tecido, separe um pedaço de fio de algodão fino encerado com 1,20cm de comprimento, aproximadamente. Faça o primeiro nó a uns dez centimetros da ponta e monte a sequência assim:

Um nó


Uma conta de sua preferência (de qualquer material)



Um fuxico (com a abertura de frente para a conta já colocada).Reparem que para colocar os fuxicos eu uso uma agulha de tapeçaria.



Um fuxico do outro tecido (colocado de costas para o primeiro)


Aí então coloque mais uma conta e depois mais um nó.
Pronto! Esta é a sequência.
Dê um espaço de três dedos para recomeçar uma nova sequência:
Nó, conta, fuxico de frente para a conta, fuxico de costas para o outro, uma conta e um nó. Continue até obter 12 sequências.



Agora, para finalizar, meça três dedos de distância da primeira e da última sequências, localizadas em cada uma das pontas do colar, e dê um nó de cada lado (lembra que deixamos 10 cm de fio sobrando antes de fazer a 1ª sequência?).

Coloque uma conta de cada lado e, depois, um fuxico de frente para cada uma das contas.Assim:



E dê um nó apertado entre eles até que estejam juntinhos e o nó escondido. Assim o acabamento ficará perfeito.



E dê mais um. Se desejar pode fazer três nós ao todo. Bem apertadinhos para que não soltem. Também pode por um pingo de cola ao dar o último nó (mas não é necessário). Só tome cuidado para não manchar o tecido usando cola em excesso.Corte o excesso de fio e pronto!



Prontinho para usar, ou vender.



O colar azul tem 11 sequências de fuxicos, é bom para quem não gosta de colares mais longos ou para crianças. Nesta medida ainda dá para colocá-lo pela cabeça com facilidade.



Ah! As fotos dos colares no meu pescoço foram tiradas pela Luiza Valpereiro. Minha fotógrafa e modelo mirim. Obrigada Luiza!

Bjs!

2 comentários:

  1. Mais mastigado do que esse tutorial é impossível!!!Voces são ótimas profissionais.Obrigada,por dividir com a gente seus trabalhos.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas dicas. Achei muito lindo esse colar.
    Beijos
    Paola

    ResponderExcluir