domingo, 27 de fevereiro de 2011

Comprar, comprar e comprar. O que significa isso?

A edição de fevereiro da revista SORRIA da Editora MOL traz uma interessante matéria, todas são dignas deste adjetivo, mas esta é na verdade  a narrativa de um desafio vivido por Beatriz Torres (que trabalha no setor de atendimento da editora): viver um mês com apenas 100 objetos. 
As regras eram simples. Entre seus pertences, Bia deveria fazer uma relação de cem itens que seriam os únicos que ela poderia usar entre os dias 10 de novembro e 10 de dezembro. Não foram levados em conta objetos de uso compartilhado e bens duráveis como utensílios de cozinha e itens utilizados para higiene pessoal como sabonete, pasta de dente e etc.
Beatriz separou os objetos que pensou ser indispensáveis e quando os contou ficou surpresa: eles eram 82! Ela repensou e chegou ao número de 86 peças. Viu que quase toda a sua vida cabia numa mala não muito grande...
Com tão pouca opção de roupa para escolher no momento de vestir-se para trabalhar ganhou meia hora de sono todas as manhãs. Mas também enfrentou alguns pequenos apertos, como ter que trabalhar de chinelos (que situação!).
Interessante mesmo foi o que a experiência trouxe de reflexão. Gostei muito do último parágrafo: “Comprar é muito mais que satisfazer um capricho pessoal. É tomar para si uma parte do planeta, que depois voltará à natureza em forma de lixo. Estamos fazendo isso num ritmo que a Terra não aguenta. Passar por essa experiência de um mês me ajudou a entender minha responsabilidade neste processo. Daqui para frente, quero exercê-la da forma mais consciente possível.”

Meu exemplar da revista SORRIA eu compro todo mês na Droga Raia, no caixa, por R$ 2,95. Este valor descontados os impostos (claro!) é 100% doado para os projetos do GRAACC e Instituto Ayrton Senna. A-D-O-R-O!

Nenhum comentário:

Postar um comentário