terça-feira, 12 de junho de 2012

Nas Sendas do Mundo

" Deus, que nos auxilia sempre, permite-nos possuir para que aprendamos também a auxiliar.
                                                                  *
Habitualmente, atraímos a riqueza e supomos detê-la para sempre, adornando-nos com as facilidades que o ouro proporciona... Um dia porém, nas fronteiras da morte, somos despojados de todas as posses exteriores, e, se algo nos fica, será simplesmente a plantação das migalhas de amor que houvermos distribuído , creditadas em nosso nome pela alegria, ainda mesmo precária e momentânea, daqueles que nos fizeram a bondade de recebê-las.
                                                                 *

Via de regra, amontoamos títulos de poder e investimo-nos deles, enfeitando-nos com as vantagens que a influência prodigaliza...Um dia porém, nas fronteiras da morte, somos despojados de todas as primazias de convenção, e, se algo nos fica, será simplesmente o saldo dos pequenos favores que houvermos articulado, mantidos em nosso nome pelo alívio, ainda mesmo insignificante e despercebido, daqueles que nos fizeram a gentileza de aceitar-nos os impulsos fraternos.
                     
                                                                  *

Geralmente repetimos frases santificantes, crendo-as definitivamente incorporadas ao nosso patrimônio espiritual, ornando-nos com o prestígio que a frase brilhante atribui...Um dia, porém, nas fronteiras da morte, somos despojados de todas as ilusões, e, se algo nos fica, será simplesmente a estreita coleção de benefícios que houvermos feito, assinalados em nosso nome pelo conforto, ainda mesmo ligeiro e desconhecido, daqueles que nos deram oportunidade a singelos ensaios de elevação.

                                                                  *

Serve onde estiveres e como puderes, nos moldes da consciência tranquila.
Caridade não é tão-somente a divina virtude, é também o sistema contábil do Universo, que nos permite a felicidade de auxiliar para sermos auxiliados.
Um dia, nas alfândegas da morte, toda a bagagem daquilo de que não necessitas ser-te-á confiscada; entretanto, as Leis divinas, determinarão recolhas, com avultados juros de alegria, tudo o que deste do que és, do que fazes, do que sabes, do que tens, em socorro dos outros, transfigurando-te as concessões em valores eternos da alma, que te assegurarão amplos recursos aquisitivos no Plano Espiritual.
Não digas, assim que a propriedade não existe ou que não vale dispor disso ou daquilo.
Em verdade, devemos a Deus tudo o que temos, mas possuímos o que damos."

("Estude e Viva" de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, por Emmanuel e André Luiz)



Compartilho com vocês aquilo que me agrada, que acho belo, que me fala ao coração. Bj!

2 comentários:

  1. Esse livro é d++ !! Entendo o impacto que vc e eu sentimos ao ler e entender esse texto contundente.
    Esse é o livro de abertura dos estudos do Gies, que fiz esses 3 últimos anos.Muito bom vc ter postado essa página, corri para pegar o livro e lê-la.

    ResponderExcluir